Você tem interesse em investir no artesanato, mas não sabe exatamente os meios para chegar nisso? Vem comigo, Lívia Fiorelli, que vou te mostrar o artesanato como hobby, como você pode encaixar isso em sua rotina e aproveitar o seu tipo favorito de arte para passar o tempo!
Continue lendo e conheça tudo sobre o artesanato como hobby e como funciona o conceito desse tipo de passatempo!
O que é um hobby?
A palavra hobby vem do inglês e tem como significado “passatempo”, ou seja, é uma atividade praticada no tempo livre de alguém e que traz prazer, alegria e satisfação à pessoa, fazendo com que ela relaxe e aproveite esse período. Ter um hobby apresenta diversos benefícios e, até mesmo, pode melhorar sua saúde.
Geralmente o intuito de ter um hobby é justamente não praticar essa atividade em tempo integral ou utilizar isso como uma fonte de renda fixa, é algo que se faz a fim de se fugir de obrigações, seja o seu passatempo coletivo ou individual. Por isso tenha em mente que é necessário diferenciar um hobby de uma obrigação, de um trabalho com fins de remuneração.
Por isso é possível ter o artesanato como hobby e usufruir dessa prática para melhorar a qualidade do seu tempo livre e aprimorar diversas habilidades possíveis com a arte.
Por que ter um hobby?
Quando passamos o dia inteiro estressados, temos uma rotina corrida e que pode atrapalhar nossa saúde mental e, inclusive, física, com o cansaço e a fadiga, ter algo que funcione como um respiro em meio ao caos é essencial para se manter nos eixos. Sendo assim, o hobby tem essa função de nos tirar um pouco da realidade e trazer a leveza que precisamos.
Digamos que o hobby funciona como uma válvula de escape e que pode ser aberta a qualquer momento para relaxarmos e desfrutarmos de nosso tempo. E quais os benefícios de se ter um hobby? Confira logo abaixo:
- Você estimula sua paciência, trabalhando com delicadeza e evolução contínua na sua atividade
- É trabalhada a criatividade, seja qual for seu hobby, você provavelmente terá que descobrir novos caminhos e conhecer mais o seu imaginário
- Você pode conhecer outras pessoas que possuem o mesmo hobby que você e alavancar a sua vida social, saindo da rotina e de uma mesma bolha social
- Sua autoestima é elevada, você encontra algo que gosta e que pratica, então melhora nisso e se vê alcançando diversas conquistas.
- O autoconhecimento fará parte da sua rotina, você irá realizar um hobby que te traz prazer e, assim, irá conhecer melhor o que te relaxa e agrada
Agora pense comigo, se todos esses benefícios podem ser alcançados tendo o artesanato como hobby, o que está esperando para começar a investir nessa atividade e achar o seu tipo ideal de arte? Continue lendo e veja quais são algumas das opções e dos rumos que você pode tomar em sua jornada artesanal!
Como consigo ter artesanato como hobby?
Principalmente depois dessa pandemia que passamos, dos anos que passamos em quarentena e tivemos que descobrir novas atividades para serem feitas em casa, o artesanato chegou em nossas vidas mais forte do que nunca. Por ser uma atividade facilmente feita em casa, muitas pessoas optaram pelo artesanato como hobby e descobriram serem capazes de realizar lindas obras!
Quer saber quais são as possibilidades disponíveis ao se ter o artesanato como hobby? Confira toda a plataforma Lívia Fiorelli e os cursos presentes em nosso catálogo, como Curso de Pincéis , ou o Mágica dos Carimbos e veja a seguir uma listinha que preparei especialmente para você com tipos de artesanato e aproveite:
- Costura e bordado
- Pintura
- Scrapbook
- Crochê e tricô
- Sabonetes artesanais
- Cerâmica
- Madeira
- Artesanato em papel
- Entre outras
Todas essas opções são ramos que se pode seguir ao ter artesanato como hobby, você pode escolher qual delas você mais gosta e divertir-se tranquilamente! Aqui no meu blog você pode encontrar diversos tutoriais e dicas sobre como manusear os materiais de artesanato, principalmente em madeira e decoupage, não deixe de conferir!
Como saber se tenho artesanato como hobby ou profissão?
O principal meio de saber se você tem artesanato como hobby ou como profissão é observar a obrigatoriedade dessa prática, principalmente se você toma a atividade como prazer ou somente como dever. A partir do momento que você torna algo sua profissão e fonte de renda, seja extra ou principal, a obrigatoriedade dessa atividade aumenta consideravelmente.
Sendo assim, se você deseja manter o artesanato como hobby e apenas isso, garanta a leveza da atividade e a distancie da obrigatoriedade. Foque em estabelecer os limites entre a profissão e o “passatempo” para trazer somente o relaxamento da rotina atarefada. Digo isso por conta da possibilidade de que, a partir do momento em que algo se torna obrigatório, você acaba se entediando e fazendo apenas por interesse financeiro.
Caso você ame o que faz e sente que poderia trabalhar com isso sem se apegar somente aos números e ainda sentir prazer em fazer essa atividade que tanto gosta, vá fundo e faça do artesanato a sua profissão. Mantenha em mente que o artesão trabalha principalmente por amor e pratica sua arte com um imenso prazer!
Como sempre digo, antes de ser um hobby, uma profissão ou até mesmo uma fonte de renda, o artesanato é vida! Ele te ajuda em diversos sentidos, tanto em sua saúde física quanto mental e trabalha suas habilidades, as vantagens da prática artesanal são inúmeras e você pode aproveitar todas da maneira que desejar!
Aproveite as oportunidades!
Agora que eu te mostrei o que é um hobby e que é possível ter o artesanato como hobby, sabendo também diferenciar esse tipo de atividade de uma profissão ou fonte de renda, você não pode deixar essa chance passar e deve aproveitar a oportunidade para garantir o seu lugar no lindo e vasto mundo do artesanato com os cursos Lívia Fiorelli!
Confira mais artigos como este em meu blog para mais informações e dicas sobre artesanato e, caso tenha dúvidas, veja ainda mais em minhas redes sociais! E lembre-se, além de ser uma forma de abrir portas para quem procura novos caminhos a serem seguidos e uma ótima renda extra, o artesanato é vida!